Hoje, 10 de outubro, é aniversário de uma das maiores cantoras do nosso país: a musa de voz potente e aveludada, Paula Lima; atração do Festival Novabrasil 2025. Saiba mais nessa matéria. Para celebrá-la, trouxemos uma série com 15 curiosidades sobre a artista paulistana nesta data especial.
1 – Elementos da música negra internacional
Paula Lima é uma das responsáveis por retomar, defender, incorporar e popularizar gêneros da música negra internacional – como o R&B, o funk e o soul – na nossa música brasileira, misturando-os com o samba, no início dos anos 2000.
Nomes como Wilson Simonal, Tim Maia, Jorge Ben JoreSandra de Sá (que inclusive cunhou o termo “Música Preta Brasileira“) já haviam incorporado – com muito sucesso – gêneros da música negra na MPB em décadas anteriores, mas, com as renovações da música no geral e com novos nomes surgindo, essas influências foram perdendo sua grande força por um período de tempo.
E Paula Lima foi uma das grandes responsáveis por retomar o suingue da black music na MPB, lá nos últimos anos de 1990 e início dos anos 2000.
2 – Nasceu cantando
A mãe de Paula Lima contava que a filha já acordava cantando no berço desde os três anos de idade. Paula também formou-se pianista, tendo aulas dos sete aos dezessete anos.
3 – Queria ser Promotora
Antes de ingressar de vez na carreira artística, Paula Lima formou-se também em Direito e tinha a intenção de tornar-se Promotora. Ela chegou a fazer ainda um ano da faculdade de Publicidade. Mas a arte falou mais alto. Sorte a nossa!A

4 – Integrou bandas antes da carreira solo
Em 1992, quando estava no terceiro ano de faculdade, Paula participou da sua primeira banda, a Unidade Móvel – que mais tarde virou Unidade Bop – com a qual chega a lançar um disco, em 1994.
Em 1997, a cantora integrou a banda Zomba, com quem também lançou um disco em 1998.
5 – Participou dos vocais do álbum “23″, de Jorge Ben Jor
Em 1993, Paula Lima integrou o Grêmio Recreativo Amigos do Samba, Rock, Funk & Soul e – com a banda – participou do antológico álbum “23”, de Jorge Ben Jor, cantando nas faixas “Princesa” e “Engenho de Dentro”, ambas do cantor e compositor carioca.
6 – Tempo Bom
Em 1996, Paula Lima também gravou – com a dupla de hip-hop Thaíde & DJ Hum – o grande sucesso “Sr. Tempo Bom”, no disco da dupla, “Preste Atenção”.
7 – Funk Como Le Gusta
Entre 1998 e 2000, a cantora integrou a Banda Funk Como Le Gusta, como vocalista, participando do disco “Roda de Funk”, lançado em 1999, e que traz dois dos maiores sucessos em sua voz: “Meu Guarda-Chuva” (uma composição de Jorge Ben Jor!), além de dividir os vocais de “Olhos Coloridos” (composição de Macau) com Sandra de Sá.
Esse disco a projetou nacionalmente. Sua bela e potente voz, seu canto melódico, cheio de suingue, doçura e intensidade, seu timbre incrível e presença de palco estonteante fizeram com que o público se apaixonasse de vez por Paula Lima.
8 – Eternizou sucessos compostos por Seu Jorge
Em 2001, a cantora foi convidada a lançar o seu primeiro disco solo, “É Isso Aí”. O disco traz – além do sucesso da faixa-título – três composições inéditas do grande amigo e parceiro de Paula Lima, Seu Jorge: “Quero Ver Você No Baile”, “Tive Razão” (sucesso na voz do próprio Seu Jorge, no mesmo ano) e “Mangueira” (nessa última, Seu Jorge participa da gravação, cantando junto com Paula, Ivo Meirelles e a banda Funk’n Lata). Todas as canções de Seu Jorge são sucesso absoluto na voz de Paula.
Já o segundo álbum da cantora – de 2003 – conta com duas composições de Seu Jorge: “Gafieira S.A” e“Sou Guerreira” (dele em parceria com a própria Paula Lima e com Zé Ricardo)
E do terceiro álbum de Paula, “Sinceramente” – que traz outro grande sucesso na voz da cantora: “Tirou Onda” (de Acyr Marques, Arlindo Cruz e Maurição) – Seu Jorge é compositor de outros dois sucessos: “Let’s Go (em parceria com Tattá Spalla) e “Cuidar de Mim” (parceria com Rogê e Gabriel Moura). Este álbum
Em 2008, a artista lançou o seu primeiro disco ao vivo, ”Samba Chic (Ao Vivo)”, que contou com a participação de Seu Jorge na sua canção “Cuidar de Mim”, em uma versão belíssima:
9 – Sucesso Internacional e trilha sonora de filmes e novelas
O primeiro disco Paula Lima já foi lançado na Europa e no Japão e a cantorapassou a fazer sucesso internacionalmente, ganhando muitos fãs fora do país.
O seu segundo disco, “Paula Lima”, também foi distribuído em Portugal e no Japão. Entre os sucessos desse álbum, estão as canções: “Serenata Ao Luar” (versão de Carlos Rennó para a canção “Moonlight Serenade”, de Glenn Miller e Mitchell Parish, que entrou para a trilha sonora da novela global “Mulheres Apaixonadas”), e “Pacto com Baco” (de Eugênio Dale, que entrou para a trilha do filme “Sexo, Amor & Traição”).
10 – Álbum dedicado ao samba no Grammy Latino
Em 2014, Paula Lima lançou o álbum O Samba é do Bem, totalmente dedicado ao samba, que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode. O disco traz a participação de Péricles e de Xande de Pilares.
11 – Hit Feminista
Em 2015, Paula Lima lançou, como single, o grande hit “Fiu Fiu”, composto por Pretinho da Serrinha, Gabriel Moura e Leandro Fab, música que faz a cantora retornar às origens do seu balanço samba soul.
A canção – inspirada no movimento “Chega de Fiu Fiu”, que integra ações a favor dos direitos das mulheres – também entrou como trilha sonora do seriado Malhação, exibido pela Rede Globo.
Em 2016, Paula apresentou a música no Miss Universo Brasil, evento no qual também participou como jurada.
11 – Jurada de Reality
De 2008 a 2011, Paula Lima atuou como jurada do reality show musical “Ídolos”, do SBT.
Em 2013, também integrou o corpo de jurados do quadro “Mulheres que Brilham”, no “Programa Raul Gil”, do SBT.
12 – Protagonista de Musicais
Entre 2010 e 2011, Paula Lima também interpretou a protagonista Grizabella, na versão brasileira do musical “Cats”, da Broadway, com muito sucesso, elogiada pelo público e pela crítica.
Já entre 2011 e 2012, a cantora também integrou o espetáculo “Samba e Suor Brasileiro”, da Studio3 Cia. de Dança, dirigido por José Possi Neto – irmão de Zizi Possi – com apresentações pelo Brasil e em Paris, na França.
Além disso, também em 2011, Paula participou do show musical “Mulheres do Brasil – Elas cantam Chico Buarque”, ao lado de Daniela Mercury, Elba Ramalho, Roberta Sá e Margareth Menezes.
13 – Comentarista de Carnaval
Múltipla, entre 2013 e 2015, Paula Lima integrou também o time de comentaristas do Carnaval de São Paulo da Rede Globo.
14 – Radialista
Desde 2013, Paula apresenta também o programa Chocolate Quente, na Rádio Eldorado, em que traz – com toda a personalidade de sua voz e toda a bagagem de sua vivência musical – clássicos da música negra de ontem e de hoje.
15 – Umas das atrações do Festival Novabrasil 2025
E sim!!! Paula Lima – ao lado de um timaço de artistas da nossa música – é uma das atrações confirmadas no Festival Novabrasil 2025. Essa linda festa acontece no dia 29 de novembro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Já garantiu o seu ingresso para essa grande festa da música brasileira? Clique aqui!

