A época de promoções chegou e todo cuidado é pouco, para garantir gastos planejados e evitar dor de cabeça
Muitas pessoas aguardam ansiosamente o mês de novembro para comprar aquele item sonhado com um preço mais acessível, graças à Black Friday. Às vezes, o item nem era desejado, mas por conta do valor ele acaba sendo adicionado ao carrinho de compras.
Diante de cupons de desconto, promessas de cashback e grandes promoções, os olhos saltam e o primeiro pensamento é comprar o mais rápido possível para não perder a oportunidade. No impulso momentâneo, o valor atrativo para compra acaba se tornando uma grande dor de cabeça: uma mercadoria que não chega ao destino, produtos diferentes da descrição ou até mesmo problemas com a forma de pagamento.
Quem nunca se deu mal ao comprar algo pelo valor e sem dar muita atenção aos outros detalhes? Então vamos para uma série de dicas simples de como gastar, com sabedoria e sem cair em golpes, nessa época caótica das promoções de e-commerce.


Confira as dicas:
- Questionamento interno: Tá o produto está com um preço bom, mas você realmente precisa disso? Muitas vezes nos atraímos pelo valor e não pela utilidade do produto. A famosa “ânsia de ter e o tédio de possuir”. Vai ser útil, ou vai virar objeto de decoração?
- Pesquisa do produto: Se você se interessou por algum item on-line, não compre de primeira. Verifique em outros locais o preço no qual está sendo vendido. Para isso existem sites e aplicativos que fazem um comparativo de lojas de acordo com cada mercadoria e facilitam muito a nossa vida! A regra básica das compras on-line é SEMPRE desconfiar de tudo que está com preço muito abaixo do mercado.
- Pesquisa do e-commerce: Antes de finalizar de um google com o nome da loja, veja avaliações, comentários no Reclame Aqui e fique atento caso a loja não possua nenhum, seja positivo ou negativo. É pesquisando o fornecedor que descobrimos se o comércio tem algum problema recorrente.
- Verifique endereços: Um passo muito importante é verificar se a loja possuí um endereço físico, caso haja algum problema e você precise ir resolver.
- Links suspeitos de pagamentos: Parece besteira, mas é sempre bom lembrar, se você está em um site suspeito, cuidado para não clicar em nenhum link de pagamento enviado pelo WhatsApp ou via e-mail. É nessas horas que nós choramos e alguém do outro lado da tela sorri com os nossos dados.
Se você seguir todos esses passos e a loja passar no teste, parabéns! Você garante o produto desejado com segurança. Caso contrário, economiza seu dinheiro com um gasto desnecessário e ainda se livra de um possível golpe.

