Péricles é – sem dúvida nenhuma – um dos maiores nomes da música popular brasileira da atualidade e um dos maiores representantes contemporâneos do samba no país.
Hoje o cantor, compositor e instrumentista – paulista de Santo André – completa 56 anos e nós trouxemos um panorama sobre sua vida e obra.
Sobre Péricles
Nascido em 22 de junho de 1969, a música sempre fez parte da vida de Péricles.
Em 1986, ele foi um dos fundadores do Exaltasamba, um dos grupos de pagode mais populares no Brasil.
O álbum de estreia, “Eterno Amanhecer”, foi lançado em 1992, mas foi com o seu álbum homônimo de 1996 e a canção “Luz do Desejo” que o grupo alcançou sucesso nacional.
Ao lado dos outros integrantes, ganhou diversos prêmios como:
- Melhor Grupo de Pagode de 2009 no Troféu Raça Negra
- Música mais vendida de samba e pagode em 2010 no Prêmio de Música Digital, Com a música “Valeu” do álbum “Ao Vivo Na Ilha da Magia”, composição de Rodriguinho e Thiaguinho
- Melhor conjunto musical de 2011 no Troféu Imprensa
- Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode em 2011 – pelo álbum “Exaltasamba 25 Anos – Ao Vivo”
- Melhor grupo (voto popular) de 2011 no Prêmio Multishow
Outros grandes sucessos do grupo são as músicas:
- Separação (Paulo Sérgio Valle e Jose Augusto)
- Me Apaixonei pela pessoa errada (Cleber Bittencourt Santos e Pitter Corrêa)
- Tá Vendo Aquela Lua (Thiaguinho e Pezinho)
- Livre pra Voar (Thiaguinho e Rodriguinho)
- Quero Sentir de Novo ( Péricles e Juninho )
- Como Nunca Amei Ninguém ( Beto Correia e Piter Correia )
Após 30 anos, o Exaltasamba – que também teve Chrigor e Thiaguinho como vocalistas ao lado de Péricles em momentos diferentes – encerrou suas atividades em 2012, como um dos grupos mais influentes da sua geração, tendo lançado 17 álbuns e quatro DVDs, e com mais de oito milhões de cópias vendidas.
Em 2016, o grupo retomou as suas atividades, com alguns dos integrantes originais e novos vocalistas.
Mas foi em 2012, que Péricles saiu do Exalta para dar início a sua bem-sucedida carreira solo, quando lançou seu primeiro álbum, “Sensações” no mesmo ano.
Péricles também se destacou na mídia no mesmo ano de 2012. quando participou de duas atrações da Rede Globo: “Dança dos Famosos”, quadro do programa “Domingão do Faustão” e no programa “Esquenta!”, comandado por Regina Casé, onde fez parte do elenco fixo da atração durante três temporadas.
Depois, foram mais três álbuns na sequência, até que – em 2018 – Péricles criou a Faria´s Produções, escritório que agencia a sua carreira, e realizou o sonho antigo de ser um dos intérpretes oficiais do samba enredo da escola de samba Mangueira.
Uma carreira de sucesso
No mesmo ano, lançou em todas as plataformas de streaming o álbum “Em Sua Direção” – indicado em 2019 ao Grammy Latino na categoria “Melhor álbum de Samba/Pagode” – e a turnê de mesmo nome que teve a direção do ator Lázaro Ramos, que pela primeira vez ficou à frente de um espetáculo musical.
Em março de 2019, o artista lançou o “Pagode do Pericão”. A primeira edição do projeto teve como convidados os cantores Chrigor e Thiaguinho, ex-integrantes do grupo Exaltasamba.
Em julho de 2019, Péricles gravou o DVD “Mensageiro do Amor” em Salvador, para um público de mais de 30 mil pessoas que, a cada sucesso, vibravam na Arena Fonte Nova. O repertório, com 26 faixas, focou nos grandes hits do artista, nas faixas do álbum “Em Sua Direção” e na apresentação de nove canções inéditas.
Com o DVD, Péricles reforçou seu nome como um dos mais relevantes no cenário do samba e do pagode, coroando sua trajetória de sucessos.
Em 2020, o artista lançou em todas as plataformas de música o EP “Pericão Retrô”. A ideia de um projeto com canções já conhecidas do público, surgiu durante o período de isolamento social por conta da Pandemia de Covid-19. O registro dos áudios e dos vídeos das sete faixas foi feito durante uma das ‘lives show’ do cantor.
Também em 2020 o artista lançou o álbum “To Achando Que é Amor”, com 15 músicas inéditas e duas regravações.
No início de 2021 uma foto do Péricles estampou os telões luminosos da Times Square, em Nova York. Era o YouTube divulgando o time internacional de vozes negras do YouTube Black Voices. Péricles, Rael, MC Carol eUriasforam os brasileiros escolhidos.
O projeto tem como objetivo promover a cultura negra, suas narrativas e a justiça racial através de personalidades negras mundiais. Os artistas receberam recursos e mentorias da plataforma de vídeo para produções de conteúdos em seus canais oficiais. Em meados de junho, Péricles iniciou uma série de lançamentos do YouTube Black Voices.
O single de estreia contou com a participação da Liniker em “O Melhor do Mundo” e, nas semanas seguintes, o sambista divulgou um mini-doc, dirigido por Levi Rivera e dividido em duas partes, falando sobre a black music brasileira.
A faixa “Eu Odeio Te Amar”, assinada por Thiaguinho e Mr. Dan, compositores que há muito tempo contribuem com o trabalho de Péricles, marcou o encerramento do projeto. As duas canções também ganharam clipes exclusivos que estão disponíveis no canal do artista.
Entre o anúncio e o conteúdo divulgado do projeto YouTube Black Voices, em maio de 2021, Péricles disponibilizou nas plataformas de streaming as faixas da live “Minha História – Onde Tudo Começou”. O show online, que teve no repertório os grandes hit´s do artista entre os anos de 1992 e 2010, foi sucesso de audiência e contou com as participações de Chrigor e Leandro Lehart.
E ele não pára!
Com mais de 2.9 milhões de visualizações no Youtube, a live também ficou em primeiro lugar nos trends topics do Twitter Brasil.
Em dezembro de 2021, Péricles lançou o álbum “Céu Lilás”, que começou a ser divulgado em setembro. Dentre as 18 faixas do projeto, o artista incluiu no repertório uma releitura da música “Na Estrada”, com a participação de Nando Reis.
Além disso, o álbum conta com a parceria com Thiaguinho nas composições “Ainda Dói” e “Até Nunca Mais” e uma composição própria, a faixa-título, que o artista escreveu há mais de 30 anos.
Para celebrar as festas de fim de ano de 2021, Péricles foi o escolhido para ser a voz brasileira da canção-tema “O Amor É Maior” da campanha de Natal global da Disney: “Da nossa família para a sua”.
Em maio de 2022 Péricles gravou em Recife (PE) a segunda edição do “Pagode do Pericão”. O audiovisual contou com as participações de Geraldo Azevedo, Mumuzinho, Marvvila e Xande de Pilares.
Seguindo a proposta da roda de samba tradicional, o protagonismo dos instrumentos ficou voltado para o pandeiro, tantan, surdo, cavaco, violão, banjo, tamborim, ganzá, dentre outros. A bateria, o piano e a base instrumental característicos dos álbuns de estúdio de Péricles, dessa vez ficaram de fora do projeto para dar espaço a um formato acústico.
Ao todo foram captadas 25 faixas, sendo seis são inéditas.
Com mais de 700 milhões de visualizações no YouTube, 2.35 milhões de inscritos no seu canal oficial, 5.2 milhões de seguidores no Instagram, 27 milhões de ouvintes no Spotify, 1.4 milhões de seguidores no Tiktok (o cantor de samba/pagode mais seguido na plataforma), 29 projetos musicais (entre álbuns, ep´s e audiovisuais) lançados, mais de 15 milhões de discos vendidos e milhões de streamings, ao longo dos seus 36 anos de carreira, Péricles é o grande porta-voz do mais brasileiro dos ritmos: o samba.

