O dérbi entre Guarani e Ponte Preta foi oficialmente reconhecido como patrimônio imaterial de Campinas. A aprovação ocorreu nesta quinta-feira (26), durante reunião do Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), realizada no auditório do Planetário do Parque Portugal, em Campinas.
O encontro contou com a participação de conselheiros, representantes da secretaria de Cultura e Turismo, da sociedade civil, entidades e membros dos dois clubes de futebol. O Guarani esteve representado por Erik Franco, vice-presidente de Patrimônio, e Adriano Hintze, vice-presidente de Marketing. Pela Ponte Preta, participou o diretor de Patrimônio Histórico Marco Antônio Castiglieri.
A proposta de reconhecimento foi embasada em um estudo conduzido por Marcela Bonetti, especialista cultural da secretaria municipal de Cultura e Turismo de Campinas. A pesquisa envolveu entrevistas, coleta de depoimentos, levantamentos documentais e bibliográficos, além de visitas técnicas aos clubes.
O estudo utilizou a torcida como categoria social central, considerando sua atuação como elemento vivo da prática cultural que se mantém ativa e revigorada ao longo das décadas.
Um patrimônio imaterial é composto por práticas, saberes, expressões e celebrações que dão identidade a um povo e fortalecem o sentimento de pertencimento de uma comunidade.
Também fazem parte desse novo patrimônio imaterial as expressões culturais que permeiam o cotidiano campineiro e do dérbi, como cantos de torcida, grafites urbanos, camisetas, bandeiras e apelidos carinhosos, como “bugrinos” e “pontepretanos”.
História
O primeiro dérbi aconteceu em 24 de março de 1912, com resultado desconhecido. O primeiro confronto com cobrança de ingresso foi registrado em 24 de outubro de 1915, no Hipódromo de Campinas, com vitória do Guarani por 1 a 0. No segundo jogo, no mesmo local, a Ponte Preta venceu por 2 a 1.
Desde então, os encontros entre os dois clubes se tornaram parte fundamental da cultura campineira. Ao todo são 71 vitórias do Guarani contra 68 da Ponte Preta, além de 69 empates – há também um placar desconhecido, justamente no primeiro confronto em 1912.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
VÍDEO: carro pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Capivari
Árvore cai em pátio de escola durante ventania em Piracicaba
O post Dérbi entre Ponte Preta e Guarani é reconhecido como patrimônio imaterial de Campinas apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.



