Segundo Trump, o jovem foi entregue por um familiar após ser reconhecido nas imagens divulgadas pelo FBI.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (12) que o suspeito de atirar e matar o influenciador conservador Charlie Kirk foi detido. O anúncio foi feito em entrevista à Fox News, dois dias após o ataque em Utah.
Segundo Trump, o jovem foi entregue por um familiar após ser reconhecido nas imagens divulgadas pelo FBI. “Acredito que, com alto grau de certeza, ele está sob custódia”, disse o presidente ao programa Fox & Friends. O atirador foi flagrado por câmeras de segurança pulando do telhado da Utah Valley University logo após efetuar o disparo que atingiu Kirk no pescoço.
The FBI continues to work alongside our law enforcement partners to seek justice in the murder of Charlie Kirk at Utah Valley University on September 10, 2025. We are releasing additional photos of a person of interest. Information about this developing investigation can be found… pic.twitter.com/woZacCxYgE
— FBI Salt Lake City (@FBISaltLakeCity) September 12, 2025
Na quinta-feira (11), a polícia federal americana divulgou fotos de uma “pessoa de interesse” e vídeos de câmeras de segurança. O atirador deixou para trás uma arma, munições e vestígios como marcas de sapato e impressões da palma da mão em uma área próxima à universidade.
Trump também defendeu que o suspeito seja condenado à pena capital. “Espero que ele seja considerado culpado e que receba a pena de morte. O que ele fez… Charlie Kirk era a melhor pessoa e não merecia isso”, declarou. Até o momento, a identidade do preso não foi revelada. Investigadores devem atualizar as informações ainda nesta sexta-feira.

Quem era Charlie Kirk
Charlie Kirk, de 31 anos, era uma das principais vozes da nova direita americana. Fundador da Turning Point USA, organização presente em mais de 3,5 mil campi universitários, Kirk ganhou projeção nacional por articular jovens em torno da reeleição de Trump e pelo engajamento em defesa da Segunda Emenda da Constituição dos EUA, que garante o direito ao porte de armas.
Influenciador digital com 14 milhões de seguidores, Kirk também era autor do livro The MAGA Doctrine (“A Doutrina MAGA”), considerado um manifesto do movimento “Make America Great Again”. Em um discurso em abril de 2023, afirmou que “vale a pena o custo de, infelizmente, algumas mortes por arma de fogo todos os anos para que possamos ter a Segunda Emenda para proteger nossos outros direitos dados por Deus”.
O ataque ocorreu na quarta-feira (10), quando Kirk discursava para centenas de pessoas na Utah Valley University. Ele morreu ainda no local após ser baleado no pescoço.

