Força-tarefa nacional coleta amostras de produtos para apurar possíveis irregularidades químicas em bebidas alcoólicas.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Alquimia, em conjunto com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A ação tem como objetivo fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro e coletar amostras para verificar a composição química dos produtos fabricados nessas unidades.
Segundo a PF, os resultados obtidos servirão de subsídio técnico para as investigações em curso sobre desvios e contaminações de bebidas alcoólicas por metanol, que vêm sendo apurados desde o início de setembro deste ano.
Operação em 21 cidades
As fiscalizações ocorreram de forma simultânea em 21 municípios distribuídos entre quatro estados. Em São Paulo, as equipes estiveram em:
- Laranjal Paulista;
- Guarulhos;
- Suzano;
- Araçariguama;
- Sumaré;
- Cotia;
- Limeira;
- Jandira;
- Arujá;
- Cerqueira César;
- Morro Agudo;
- Avaré;
- Palmital.
No Paraná, as ações se concentraram em Colombo, Paranaguá e Araucária. Já em Mato Grosso do Sul, foram inspecionadas unidades em Dourados, Campo Grande e Caparaó. No Mato Grosso, a operação chegou a Várzea Grande, e em Santa Catarina, a Cocal do Sul.
Ao todo, participaram da operação 80 policiais federais e 70 servidores de órgãos parceiros. O material coletado será encaminhado para análise laboratorial, a fim de comprovar a regularidade das amostras e identificar eventuais indícios de adulteração.
A Polícia Federal informou que as diligências seguem sob sigilo até a conclusão dos laudos periciais.

