Os times participantes do Campeonato da Paulista da Série A3 de 2026 conheceram os detalhes da competição após Conselho Técnico na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), realizado na última quinta-feira.
A grande novidade é que em todas as partidas, tanto no primeiro tempo, quanto no segundo, será realizada uma parada para hidratação, mesmo que a partida ocorra no período da noite.
Formato será o mesmo
O sistema de disputa será o mesmo dos últimos anos, em que os 16 clubes se enfrentam em turno único na primeira fase. Os dois piores serão rebaixados para a Série A4.
Já os oito melhores avançam para as quartas de final. Tanto as quartas, como a semifinal e a final, serão decidas em jogos de ida e volta. A equipe com a melhor campanha jogará em casa o segundo confronto. Além disso, somente os finalistas sobem e, em caso de empate no placar agregado, a definição da vaga será nos pênaltis.
O Paulistão A3 está previsto para começar dia 25 de janeiro de 2026, com a primeira fase terminando em 22 de março e a final sendo realizada no dia 26 de abril.


No dia 11 de novembro, a FPF se reunirá com os clubes das séries A1 e A2 para a definição do regulamento das competições.
Os 16 clubes da Série A3
- Bandeirante
- Catanduva
- Desportivo Brasil
- EC São Bernardo
- Francana
- Itapirense
- Marília
- Paulista
- Portuguesa Santista
- Rio Branco
- Rio Claro
- Rio Preto
- União Barbarense
- União São João
- União Suzano
- XV de Jaú

