A parcela única extra será depositada após confirmação da aprovação e conclusão do ensino médio


Os participantes do programa Pé-de-Meia que concluírem o ensino médio em 2025 e participarem dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão receber um incentivo adicional de R$ 200. O pagamento será feito em parcela única após a confirmação da aprovação e conclusão do curso.
Objetivo do programa
Criado pelo governo federal, o Pé-de-Meia tem como finalidade promover a permanência e a conclusão escolar no ensino médio, além de incentivar a participação dos estudantes no Enem, principal via de acesso ao ensino superior.
O exame é utilizado em programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Depósito e movimentação do valor
O incentivo extra será depositado na mesma conta da Caixa Econômica Federal já utilizada para os demais pagamentos do programa. O valor poderá ser movimentado ou sacado imediatamente pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para alunos com 18 anos ou mais.
As informações sobre pagamentos, dados escolares e regras do programa podem ser consultadas no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.
Aplicação do Enem 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o primeiro dia de provas do Enem no domingo (9), com 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O segundo dia do exame ocorre no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.
Quem tem direito ao Pé-de-Meia
Podem participar do programa estudantes do ensino médio das redes públicas, entre 14 e 24 anos, e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre 19 e 24 anos. É necessário ainda estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) até 7 de fevereiro de 2025, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759 em 2025), ter CPF regular e frequência mínima de 80% nas aulas.
Atualmente, o Pé-de-Meia atende cerca de 4 milhões de estudantes de escolas públicas em todo o país.

