A Conmebol anunciou que as finais das Copas Libertadores e Sul-Americana contarão com impedimento semiautomático e a Tecnologia da Linha do Gol (GLT). O recurso fará parte das decisões pelo segundo ano consecutivo.
De acordo com a entidade, os sistemas utilizam 24 câmeras instaladas ao redor do campo. No total, são 14 para a linha do gol e 10 para o impedimento semiautomático, que operam com capacidade superior a 200 quadros por segundo e resolução superior a 500 pixels por metro.
O recurso ainda possui um rastreamento óptico automatizado que registra a posição dos jogadores e da bola em tempo real, além de sistemas que processam mais de um milhão de pontos de dados por segundo. Com isso, é possível a precisão de impedimentos e lances na linha do gol.
Por segundo año consecutivo, CONMEBOL volverá a utilizar el Fuera de Juego Semiautomático en las Finales de la CONMEBOL @Sudamericana y la CONMEBOL @Libertadores 🏆#CreeEnGrande
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) November 12, 2025
Implementação no Brasil
Na segunda-feira (10), a CBF anunciou a implementação do impedimento semiautomático para o Campeonato Brasileiro de 2026. A CBF ainda não confirmou, mas deverá usar a tecnologia da empresa Genius Sports, a mesma do Campeonato Inglês.
O sistema utilizado na Inglaterra, conta com 30 câmeras colocadas em pontos estratégicos do estádio, com o objetivo de captar as movimentações da bola e dos jogadores. Essas câmeras, que serão aparelhos do modelo iPhone no Brasil, captam 100 frames – quadros dentro de um vídeo – por segundo, em 4K. No caso, é o dobro de frames de uma câmera de transmissão pata televisão.
Com o auxílio do sistema semiautomático, a decisão final precisa da validação dos árbitros do VAR e do juiz de campo. Na Premier League, assim que a decisão é confirmada, uma reprodução em 3D do lance checado é exibida nas transmissões e nos telões para os torcedores.
A imagem mostrará uma “parede” branca representando a linha de impedimento e uma animação de um círculo na parte do corpo do jogador que ultrapassar essa “parede” imaginária em casos de lances de impedimento confirmado.

Final da Libertadores
Palmeiras e Flamengo farão a sétima final brasileira da história da Libertadores, reeditando a decisão de 2021. Na ocasião, a equipe de Abel Ferreira levou a melhor e ficou com o título. Quem se consagrar campeão em 2025 se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores.
Os clubes se enfrentam no dia 29 de novemro, às 18h, no estádio Monumental de Lima, no Peru.

Decisão da Sul-Americana
Na grande final da Sul-Americana, Atlético-MG e Lanús se enfrentam no dia 22 de novembro, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. A decisão está marcada para 17h.
O Galo vai em busca do título inédito da competição. Já os argentinos tentarão o bicampeonato.


