Brasileiro ficou em segundo lugar nos 400m com barreiras e viu rival quase ser desclassificado
O brasileiro Alison dos Santos brilhou mais uma vez nas pistas ao conquistar a medalha de prata na final dos 400m com barreiras do Mundial de Atletismo, disputado nesta sexta-feira (19) em Tóquio, Japão. Conhecido como Piu, o atleta de 25 anos registrou o tempo de 46s84, ficando atrás apenas do norte-americano Rai Benjamin, que terminou em 46s52.
Essa é a segunda medalha de Alison dos Santos em mundiais. Em 2022, ele foi campeão em Eugene, nos Estados Unidos. O catariano Abderrahman Samba completou o pódio com o bronze, registrando 47s06.
Final emocionante e polêmica
Na reta final, Benjamin chegou a tropeçar em uma barreira e foi, por alguns minutos, desclassificado. Nesse intervalo, Alison chegou a ser anunciado como campeão mundial. Porém, após recurso da delegação americana, a World Athletics reverteu a decisão e manteve o ouro com o velocista dos Estados Unidos.
Reação de Alison dos Santos
Apesar da disputa intensa e da expectativa de repetir o ouro de 2022, Alison destacou o orgulho de conquistar mais uma medalha em sua carreira. “Eu queria muito o ouro, mas estou feliz e orgulhoso com o que fiz na pista. Me entreguei de corpo e alma”, declarou ao sportv.
Histórico recente
Bronze na Olimpíada de Paris 2024, Alison já enfrentou dificuldades recentes, como a recuperação de uma cirurgia no joelho direito em 2023. Mesmo assim, segue entre os principais nomes do atletismo mundial, consolidando sua trajetória como um dos maiores atletas brasileiros da atualidade.

