Uma novidade deve tranquilizar mulheres que utilizam o aplicativo de corridas da Uber. A empresa anunciou o início dos testes da funcionalidade que permite as usuárias escolherem a preferência por uma motorista mulher, oferecendo mais segurança. O teste-piloto do aplicativo começou nesta terça-feira (28) e segundo a diretora-geral da Uber no Brasil, Silvia Penna, a novidade vai ser testada gradativamente em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.
“Esse recurso coroa nossos esforços e demonstra que estamos indo além para proporcionar mais tranquilidade às usuárias. Sabemos que segurança é um trabalho que nunca termina, mas temos um compromisso com as mulheres e vamos continuar investindo em ferramentas de segurança como um todo e em conteúdos educativos para os nossos parceiros e usuários homens”, afirmou Silvia Penna.
Três opções diferentes de uso
O teste contará com três formatos distintos, adaptados às necessidades das usuárias:
- Reserve Mulheres Motoristas: Usuárias poderão deixar reservado a opção Mulheres Motoristas com antecêdencia mínima de 30 minutos no aplicativo. Essa modalidade está disponível em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.
- Preferência das Mulheres: Usuárias poderão ativar a preferência por uma motorista mulher nas configurações do perfil. Com a opção ativa, as motoristas serão priorizadas nas chamadas mas sem a garantia de que uma mulher aceite e realize a corrida. Dependendo da movimentação de motoristas parceiros no local, o tempo de espera pode ser longo, dessa forma a Uber redirecionará de forma automática para o motorista mais próximo. Modalidade disponível em: Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.
- Mulheres Motoristas: Modalidade disponível apenas em Piracicaba, permite que as usuárias escolham a opção Mulheres Motoristas entre os produtos disponíveis na tela inicial, na hora de solicitar uma viagem imediata. Assim que selecionado, a Uber tentará buscar uma motorista mulher próxima da região. Em caso de longa espera, ele perguntará se o usuário quer seguir com a busca ou redirecionar para o motorista mais próximo.
Mulheres como motoristas parceiras
A Uber está investindo em mulheres como motoristas parceiras desde 2019, quando lançou o U-Elas, modalidade que permite que as motoristas recebam corridas apenas de mulheres. Nos últimos anos, o número de mulheres que trabalham como motoristas cresceu 160%, representando atualmente 8%, em todo o Brasil.
Com o novo teste do Mulheres Motoristas, o aplicativo irá acompanhar a utilização dos diferentes formatos e os feedbacks de motoristas e usuárias e assim pensar nos próximos passos da expansão da ferramenta.
Buscando combater a violência contra às mulheres, a Uber investe desde 2018 em parcerias com organizações especializadas no tema para desenvolver além de projetos para o aplicativo, como conteúdos educativos e suporte psicológico, mas também iniciativas voltadas às mulheres brasileiras em geral, como pesquisas, doações de viagens, campanhas de sensibilização e divulgação de informações.

