O Brasil quer sediar a Copa do Mundo de Clubes em 2029. O comunicado do interesse da candidatura foi feito pessoalmente pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Samir Xaud, que demonstrou a intenção a Gianni Infantino e Mattias Grafström, presidente e secretário-geral da Fifa.
A conversa aconteceu em reunião na última sexta-feira (20), durante reunião da Cúpula Executiva de Futebol, que aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 19 e 21 de junho de 2025, durante a fase inicial da primeira edição no novo formato da Copa do Mundo de Clubes com 32 equipes de todo o mundo.
Representantes das 211 associações membro da FIFA reuniram-se para ouvir o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e outros dirigentes, entre os quais o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström, sobre projetos em curso e futuros que moldarão o jogo.
A CBF esteve representada no evento pelo presidente Samir Xaud e pelo vice-presidente Gustavo Dias Henrique. Samir seguiu sua agenda de reuniões com altos dirigentes da FIFA e com o presidente Gianni Infantino.
No entanto, apesar da demonstração de interesse, ainda não se trata de uma candidatura oficial, mas há a intenção da CBF para aproveitar a estrutura da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no país. A ideia é mostrar um legado de um evento ao outro.
Segundo Samir Xaud, a ideia foi bem recebida pelos dirigentes da Fifa.
A Copa do Mundo de Clubes está em sua primeira edição, com a participação de 32 equipes de todos os cantos do planeta. Até o momento, o futebol brasileiro, o que tem mais representantes na competição – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras -, vem fazendo boa competição, com todas as equipes liderando seus respectivos grupos.
Samir Xaud está nos EUA para prestigiar o evento e os clubes brasileiros. Ele tem participado de reuniões com a cúpula do futebol mundial para estreitar laços e discutir pautas importantes para o futuro do futebol.
A edição de 2025 vem sendo tratada como evento-teste para a Copa do Mundo do ano seguinte — que terá Estados Unidos, Canadá e México como sedes —, mas não há obrigatoriedade que a edição de 2029 aconteça em um dos países que vão receber o Mundial de seleções em 2030 – Marrocos, Espanha e Portugal.
O Marrocos já havia manifestado o desejo de sediar o torneio de clubes sozinho, mas recentemente o presidente da federação marroquina, Fouzi Lekjaa, afirmou que os três países poderiam receber o evento, em preparação para a competição de seleções.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Onda de frio deve causar chuva e mínima de 4°C em Piracicaba; veja previsão da semana
Santa Bárbara recebe festival gastronômico gratuito com pratos típicos das regiões do Brasil
O post CBF quer o Brasil sede da próxima Copa do Mundo de Clubes, em 2029 apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.


