A chuva que atinge Campinas desde a manhã desta segunda-feira (22), causou queda de árvores, galhos e alagamentos. O índice de chuva acumulado foi de 55,6 milímetros, sendo o maior nível registrado em Barão Geraldo. No período da tarde, a velocidade do vento chegou a 74 km/h, às 14h, no Aeroporto de Viracopos.
Os moradores da cidade receberam alertas da Defesa Civil sobre o risco de temporal com rajadas de vento.

Quedas de árvores em Campinas
Ao longo do dia foram registradas 18 quedas de árvores:
- Região Norte (6)
- Leste (4)
- Sudoeste (1)
- Noroeste (4)
- Sudoeste (3)
Já quanto ao número de quedas de galhos houve três registros (Leste, Norte e Noroeste) e quatro alagamentos de imóveis (Satélite Íris I, Jardim Chapadão, Jardim Novo Flamboyant e Jardim Brasil). Somente no período da tarde, foram 12 quedas de árvores, sendo três sobre a rede elétrica.
Faixa reversível ativada pela Emdec
Com pontos de alagamentos na av. Princesa D’Oeste x Moraes Salles a Emdec precisou ativar a faixa reversível. Os agentes monitoram a situação das seguintes avenidas:
- R. Delfino Cintra x av. Andrade Neves;
- Av. Amoreiras x av. Prefeito Faria Lima;
- Av. Orosimbo Maia x r. Paula Bueno;
No Bosque a faixa reversível está ativa desde às 14h. Houve também registro de queda de poste na Av. JBD x Estação Bela Aliança.
Estação BRT desativa devido à chuva em Campinas
Por conta do temporal do início da tarde, a Estação BRT Piracicaba, no Corredor Ouro Verde, teve que ser desativada. As operações de embarque e desembarque são realizadas pelo lado direito da via, no piso normal, antes e depois do local, que ficou alagado. Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec orientam as operações.
Atendimento nos Centros de Saúde (CSs)
- Orosimbo Maia – Manteve somente atendimentos agendados após 14h30 por conta da entrada de água. A equipe de limpeza foi acionada.
- Joaquim Egídio e Jardim São Vicente – Somente os atendimentos da sala de vacinação foram suspensos a partir das 14h30 após a entrada de água no local. Não foram registradas perdas de doses.
- CAPS IJ Roda Viva, Santa Odila, Integração, Capivari, Guanabara, 31 de Março, Paranapanema, San Diego e San Martin – Registraram entrada de água, mas mantêm atendimento normal.
- Rossin, Vicente Pisani Neto, Santa Rosa e Satélite Íris 1 – Registraram falta de energia e a distribuidora CPFL Paulista foi acionada para verificar. Os atendimentos foram mantidos, mas o sistema usado pelas unidades básicas apresenta lentidão.

