O cantor e instrumentista Pretinho da Serrinha, nome amplamente conhecido na cena musical brasileira, acaba de lançar uma versão instrumental de “Identidade”, clássico de Jorge Aragão. A faixa celebra o mês de novembro conhecido por ser o da Consciência Negra e traz uma reinterpretação dessa canção, que tornou-se um hino do movimento negro brasileiro.
“Identidade”, na versão de Pretinho, já disponível em todas as plataformas digitais e vem acompanhada de toda a trajetória do artista como homem preto, além de destacar mais uma vez a importância dessa composição de um dos sambistas mais lendários do país.
“Me senti muito honrado por ter sido escolhido por um dos meus mestres, ídolo e referência na música, para criar uma nova versão dessa canção tão emblemática e importante para a nossa sobrevivência nesse mundo que ainda está longe de ser o ideal para o povo preto”, afirma Pretinho da Serrinha sobre esse novo projeto, acrescentando: “Obrigado, Jorge Aragão!”

“Identidade”, música que nasceu de um episódio de racismo sofrido por Aragão nos anos 90, tornou-se uma trilha sonora para a luta por melhores condições do povo preto, além de uma narrativa importante do racismo casual que perpassa a sociedade.
Na versão de Pretinho da Serrinha, os instrumentos tradicionais do samba são mantidos, dando destaque para os instrumentos de sopro, as cordas e a percussão, pela qual o artista é amplamente conhecido. Devido à importância inegável das letras, o artista também trouxe momentos cantados, junto ao coro do grupo Família Ébano, com ênfase nas estrofes mais marcantes de “Identidade”.
Ouça abaixo “Identidade”:

