A música “Além do Horizonte” é um grande clássico da música popular brasileira!
Composta por uma das duplas mais importantes e produtivas da MPB – Roberto e Erasmo Carlos – a canção, símbolo de esperança e otimismo com sua letra inspiradora, foi lançada há exatos 50 anos, em 1975, pelo Rei Roberto Carlos.
Mas – ao longo desses 50 anos – ela vem sendo regravada com muito sucesso por diversos outros grandes nomes da música popular brasileira, como vamos mostrar pra vocês a seguir.
Versão original de Roberto Carlos
“Além do Horizonte” foi lançada por Roberto Carlos no álbum que levou o seu nome, de 1975, e que traz outros sucessos do Rei em parceria com o Tremendão, como “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno” e “Olha”.
No ano seguinte, Roberto regravou a música em uma versão com letra de Buddy McCluskey e Mary McCluskey, para um disco editado nos Estados Unidos com Roberto Carlos cantando diversos de seus sucessos em espanhol: “Roberto Carlos Todo en Espanhol”. “Além do Horizonte” virou “Detras Del Horizonte”.
Três anos depois do lançamento, em 1978, Roberto gravou um álbum na Itália, com versões de diversas das suas músicas em parceria com Erasmo em italiano. “Além do Horizonte” virou “Dopo L’Orizzonte” em versão com letra de Cristiano Malgioglio.
O Rei regravou a música mais algumas vezes: em seu “Acústico MTV”, de 2001; no álbum “Roberto Carlos – Duetos” (2006) em dueto com a banda Jota Quest; no disco “Roberto Carlos em Jerusalém” (2012) e em “Duetos 2″ (2014), com Alcione, em um medley com outras músicas suas e de outros compositores.
Regravação de Emílio Santiago
No ano seguinte ao lançamento da música, em 1976, o carioca Emílio Santiago – um dos maiores intérpretes da música popular brasileira, regravou a canção em seu álbum “Brasileiríssimas”, em um medley com outra canção clássica da dupla Roberto e Erasmo Carlos: “Detalhes”.
Versão de Nara Leão
Dois anos depois, em 1978, a cantora Nara Leão gravou um álbum apenas com canções da parceria entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos, chamado “… E Que Tudo Mais Vá Pro Inferno”.
Outras músicas do disco são sucessos como “As Curvas da Estrada de Santos” e “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”
No ano seguinte, Nara gravou uma versão deste álbum toda em castelhano e “Além do Horizonte” virou a versão “Detras Del Horizonte”, com tradução da letra de Buddy McCluskey e Mary McCluskey.
Erasmo Carlos também gravou!
Finalmente, em 1980, o outro autor da música, Erasmo Carlos, também gravou “Além do Horizonte”. E o Tremendão não interpretou a canção sozinho! Ele fez um dueto com seu amigo de infância, Tim Maia, no seu álbum “Erasmo Carlos Convida”, em que recebe diversos grandes nomes da música brasileira para interpretar seus grandes clássicos em parceria com Roberto Carlos ao seu lado.
Anos depois, em 2014, Erasmo gravou a música sozinho, no seu álbum “Gigante Gentil”. O disco venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.
Essa versão da música virou a abertura da novela “Além do Horizonte”, da TV Globo, neste mesmo ano.
Jota Quest
Antes de gravar aquele dueto com o Rei Roberto Carlos, a banda Jota Quest criou sua própria versão de “Além do Horizonte”, para o seu álbum “Até Onde Vai”, de 2005.
Roberto Carlos mais do que aprovou a versão: “Jota Quest regravou ‘Além do Horizonte’ de uma forma absolutamente fantástica. Eu jamais teria pensado em um arranjo desse tipo, mesmo pensando rock’n roll.”.
Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest, conta que a ideia de regravar a música começou quando eles escutaram o vinil de 1975, com a gravação original de “Além do Horizonte” e quiseram regravar muitas músicas da obra de Roberto e Erasmo, mas que quando chegou em “Além do Horizonte” encontraram nela um hino de alguém que está querendo encontrar paz.
Ivete Sangalo
A diva Ivete Sangalo incluiu a canção em seu show “Live Experience”, gravado em 2019, no Allianz Parque, em São Paulo.

Lívia Nolla
Lívia Nolla é cantora, apresentadora e pesquisadora musical
