Hoje, é dia de celebrar a existência de um dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos: Carlinhos Brown completa 63 anos de idade!
Para homenagear o músico baiano nesta data especial, vamos saber mais um pouco sobre uma das suas canções mais importantes: “Magalenha”, música que Brown apresentou neste fim de semana ao lado da cantora anglo-albanesa Dua Lipa, em sua passagem pelo Brasil.
Durante o seu show no Morumbis, em São Paulo, a artista falou e cantou em português, convidando Carlinhos Brown para cantar “Magalenha” e Caetano Veloso para “Margarida Perfumada” (também de Brown em parceria com Cícero Menezes), levando uma grande festa e celebrando a cultura brasileira em cima do palco.
E você, já conhecia a canção “Magalenha“, música de Carlinhos Brown mais tocada no mundo inteiro?
Pois bem! Carlinhos Brown compôs “Magalenha” em 1992, para ser lançada por Sérgio Mendes em seu álbum “Brasileiro”, lançado internacionalmente. Mendes é um dos maiores representantes da música brasileira fora do país.
Arranjador, pianista e compositor de Niterói, ele consolidou uma carreira de sucessos sobretudo no mercado norte-americano. Expoente da bossa nova, formou nos Estados Unidos a banda Brasil ’66 e teve vários sucessos comerciais no país, como “Going Out of My Head” e “Mas Que Nada”, composição de Jorge Ben Jor cuja versão de Mendes também ficou conhecida no mundo inteiro.
O álbum “Brasileiro”, que conta com a música “Magalenha” com a participação de Brown inclusive, venceu o Grammy Awards de Melhor Álbum de Música do Mundo.
Mais recentemente, em 2012, Sérgio Mendes e Carlinhos Brown foram indicados ao Oscar de Melhor Canção Original pelo tema do filme “Rio”, “Real in Rio”.
20 anos depois do lançamento, “Magalenha” foi regravada por Brown em seu álbum “Mixturada Brasileira”, de 2012, e tambémfaz parte da trilha sonora do filme estadunidense“Dance With Me”, lançado em 1998.
A canção é inspirada na cultura popular brasileira e no ritmo percussivo, utilizando a figura representativa, forte, doce e resistente de uma mulher, para convidar à celebração de festas típicas populares, remetendo a referências de raízes rurais e da cultura afro-brasileira, principalmente no sertão e interior da Bahia.
É um grande tributo à cultura e à tradição nordestina, à força das mulheres do campo e à celebração da vida comunitária, marcada pela música, dança e união.
Mais sobre Carlinhos Brown
O aniversariante de hoje e compositor de “Magalenha” é um dos maiores, mais completos, criativos e inventivos artistas da música popular brasileira.
Antonio Carlos Santos de Freitas, conhecido como Carlinhos Brown é cantor, compositor, arranjador, arte-educador, multi-instrumentista e artista visual. Nasceu na comunidade do Candeal Pequeno de Brotas, um quilombo de resistência africana da cidade de Salvador, e se tornou um dos maiores ícones da música brasileira, referência no meio artístico, conhecido e prestigiado internacionalmente.

Brown foi o primeiro músico brasileiro a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, e de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, e a fazer parte da Academia do Oscar.
Ao longo de sua carreira, o artista promoveu diversas inovações rítmicas e reinventou sonoridades, desenvolvendo significativas conexões com suas raízes ancestrais. O artista participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o Axé Music e o Samba Reggae, compondo, a partir daí, centenas de sucessos, e criando conteúdos artísticos inovadores para a cena da música pop brasileira, que reverberam mundo afora.
Alguns desses sucessos talvez você nem imagine que sejam de Carlinhos Brown, pois ganharam grande repercussão na voz de outros intérprete da nossa música, como – por exemplo:
- Meia Lua Inteira
- Magamalabares
- Uma Brasileira (parceria com Herbert Vianna)
- Rapunzel (parceria com Alain Tavares)
- Dandalunda
- E.C.T. (parceria com Marisa Monte e Nando Reis)
- Na Estrada (parceria com Marisa Monte e Nando Reis)
- Cadê Dalila (parceria com Alain Tavares)
- Amor I Love You (parceria com Marisa Monte)
- Mais Um na Multidão (parceria com Marisa Monte e Erasmo Carlos)
- Maria de Verdade
- Maimbê Dandá (parceria com Mateus Aleluia),
- Depois Marisa, Brown e Arnaldo
- Vilarejo (parceria com Marisa, Arnaldo Antunes e Pedro Baby)
- Segue o Seco
- Muito obrigado, Axé
Mas são muitos outros os seus grandes sucessos, como:
– Seu grande hit, “A Namorada”;
– “Sem Você (Busy Man)” (parceria com Arnaldo Antunes);
– Os super sucessos do Timbalada: “Água Mineral”; “Toneladas de Desejo”; e “A Latinha” (parceria com Alain Tavares);
– Os hits dos Tribalistas: “Aliança” (parceria com Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Pedro Baby e Pretinho da Serrinha); “Velha Infância” (com Arnaldo, Marisa, Davi Moraes e Pedro Baby); “Carnavália”, “Diáspora”; “É Você”; “Já Sei Namorar”; “Tribalistas”e “Paradeiro” (todas essas com Arnaldo e Marisa).
Uma vida dedicada à arte
O artista iniciou na percussão ainda muito jovem, com os ensinamentos do Mestre Pintado do Bongô – líder da percussão do movimento dos chamados Sambões – que reunia músicos em barracas de festa de largo, na Bahia.
Não demorou muito para Carlinhos Brown se tornar um dos instrumentistas mais requisitados da Bahia no início da década de 80, passando a acompanhar vários grandes nomes da música popular brasileira nas suas turnês.

No carnaval de 1982, Brown levou para um trio elétrico – pela primeira vez – bongôs, timbales de lata, atabaques e outros instrumentos até então nunca utilizados por músicos de trios elétricos. Com isso, deu o passo inicial da mudança daquela cena percussiva.
Em 84, Brown passou a integrar a banda Acordes Verdes, liderada por Luiz Caldas, que viria a desencadear o nascimento do Axé Music.
Em 1991, o baiano fundou a Timbalada, uma banda e um movimento percussivo pelo qual já formou mais de 15 mil músicos, sendo reconhecido como arte-educador pela Sociedade Internacional de Educação Musical.
Com quase mil composições registradas e vencedor de dois Grammy Latinos, Carlinhos Brown vive, continuamente, em busca de novas experimentações sonoras. Além disso, o artista é premiadíssimo também por suas ações no âmbito social. Ele criou a escola de formação para músicos no Candeal, o estúdio para gravação e os espaços culturais Candyall Guetho Square e Museu du Ritmo.
Em 2002, também formou – com seus dois amigos e grandes parceiros de longa data – Marisa Monte e Arnaldo Antunes, os Tribalistas, um dos principais encontros da história da MPB, que voltou aos palcos também em 2017.
Seu trabalho mais recente é o álbum “Pop Xirê”, de 2023.

