Propostas serão apresentadas na quinta-feira, em reunião do Conselho Deliberativo
Os conselheiros do Santos conhecerão nesta quinta-feira (9), as propostas de mudança no estatuto social do clube, que incluem a possibilidade de criação de uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol) e a redução de conselheiros eleitos. A reunião será às 19h, no salão de mármore da Vila Belmiro.
A minuta que será apresentada sugere o fim do Comitê de Gestão, órgão que não possui grande influência nas decisões tomadas pelo presidente do clube, Marcelo Teixeira. No novo regimento, o mandatário santista teria a colaboração na organização do vice, de assessores e diretores estatutários nas áreas de administração, finanças, jurídica, futebol profissional, base, marketing e comunicação.
O Comitê de Gestão do Santos é o órgão responsável pela administração do clube, mas na prática tem pouca influência nas decisões de Marcelo Teixeira.
Pode virar SAF
Outro tópico que será levantado é a possibilidade de o Santos se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol. Para que essa mudança ocorra, a diretoria do Peixe deve elaborar um parecer minucioso e buscar a aprovação do Conselho Deliberativo, que exigirá o apoio de dois terços dos conselheiros presentes. Somente após essa aprovação, será convocada uma assembleia extraordinária para que os associados possam votar.
Menos conselheiros
O documento também propõe uma redução importante no número de conselheiros, passando de 100 para 50 nas próximas eleições. Outra mudança relevante é o aumento do tempo necessário para que os associados possam votar nas assembleias gerais, que passaria de três para cinco anos de permanência no clube.
Após a apresentação da minuta , a Comissão de Estatuto dará prazo entre uma semana e 15 dias para que os conselheiros apresentem emendas. Após esse período, a comissão terá 15 dias para analisar e definir se acata as sugestões.

