A cidade de Guararema, no Alto Tietê, recebe no próximo final de semana a 5ª edição do Festival Diversa. O evento reúne artistas da região e nomes consagrados da música brasileira, como Ana Cañas e Ceumar.
Com uma programação composta exclusivamente por mulheres, o festival tem como proposta dar visibilidade ao trabalho de artistas e produtoras independentes. Destacando a força da criação feminina na música autoral. Além das atrações de alcance nacional, o Diversa também abre espaço para talentos locais, promovendo a cultura regional e o protagonismo das mulheres no cenário artístico.
A iniciativa reforça o compromisso com a diversidade, a representatividade e o fortalecimento da cena musical feminina no Brasil.
Novas artistas e Grandes Cantoras
Segundo a produtora executiva do Diversa, Isabela Prado essa combinação potencializa a valorização da cena local e reafirma o compromisso do Festival com a construção de um espaço mais inclusivo, colaborativo e plural para as mulheres artistas.
Do mesmo modo, o evento também contará com rodas de bate-papo, exibição do curta metragem “Quimera” da cineasta Alexia Annes. Assim como, performances de circo com a Cia Mina de Riso, teatro com Ericka Capella e Alyce Luna e Lu Zittei. Bem como a apresentação de dança com Umbigo de Yayá, literatura com Marian Koshiba, Liana Nakamura e Jô Freitas.
Juntamente com outras apresentações musicais, como a de Valéria Custódio, Karen Santana, Mari Merenda, e Sandra Viana.
Festival Diversa
A primeira edição do Festival ocorreu em 2021, produzida de forma independente, seguida por outras duas edições, todas em formato de exibição online. No ano de 2024 ocorreu pela primeira vez ao vivo com público no Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania.

