A agenda ocorre dois dias antes do tradicional desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (5) com os atuais comandantes das Forças Armadas em um almoço informal no Palácio do Planalto, em Brasília. Também participa do encontro o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
A agenda ocorre dois dias antes do tradicional desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, e em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa a tentativa de golpe de Estado atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a outros sete réus, majoritariamente ligados ao Exército.
Embora não tenha caráter deliberativo, o almoço poderá servir para reforçar o vínculo institucional entre o presidente e as Forças. Foram convidados, além dos atuais chefes militares — o general Tomás Paiva (Exército), o almirante Marcos Olsen (Marinha) e o tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) —, ex-comandantes que atuaram sob gestões anteriores de Lula, além do atual chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Antônio Amaro.
Julgamento no STF enquanto isso
O julgamento de Bolsonaro e de seus aliados teve início em 2 de setembro e está previsto para ocorrer até o dia 12. A leitura dos votos começa no dia 9, com o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. A expectativa é que Moraes se posicione de forma enfática, ainda que o desfecho dependa da maioria do plenário.
A acusação envolve articulações para deslegitimar o resultado das eleições de 2022, associando parte do alto escalão militar a tentativas de ruptura institucional. O Planalto não informou se haverá pronunciamento oficial após o almoço.

