Presidente defendeu a qualificação técnica de Jorge Messias e afirmou que a rejeição anterior ocorreu por motivação política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que irá indicar novamente Jorge Messias para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita nesta sexta-feira (29), durante uma visita à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe, em Laranjeiras.
Anteriormente, Lula teve sua indicação rejeitada pelo Senado, mas, para ele, Messias foi rejeitado ao cargo por motivações políticas, e não por falta de qualificação técnica.
De acordo com o presidente da República, Messias “é um dos melhores advogados do país” e não possui qualquer impedimento que comprometa sua atuação no STF.
Lula fez questão de ressaltar que o Senado tem o direito de rejeitar suas indicações, desde que isso ocorra por falta de competência jurídica da pessoa.
“Sou eu que indico. O Senado pode derrotar alguém se ele não tiver competência jurídica. O que não pode é simplesmente derrotar por derrotar”, argumentou o presidente.
“Portanto, eu vou indicar o Messias outra vez”, afirmou Lula.


O político aproveitou para reforçar a importância do diálogo político para a aprovação de pautas no Legislativo.
“Eu preciso dos amigos, dos meio-amigos e dos inimigos quando o projeto é de interesse do brasileiro”, afirmou ele.
Rejeição de Messias
A derrota de Messias ao cargo de ministro do STF, indicado por Lula, virou um marco na história, já que nunca, em mais de 130 anos, alguém havia sido rejeitado para o Supremo. Para que Messias fosse aprovado, eram necessários 41 votos dos 81 senadores. Porém, na votação, apenas 34 foram favoráveis, enquanto 42 votaram pela rejeição.

