A Nasa (agência espacial americana) anunciou que o eclipse solar mais longo do século acontecerá em 2 de agosto de 2027, com o tempo estimado de seis minutos e 22 segundos de alguns locais na completa escuridão. O evento será visível principalmente no Hemisfério Oriental.
Quando e onde o eclipse será visível?
Segundo a Nasa o eclipse mais longo do século acontecerá no dia 2 de agosto de 2027 e poderá ser visto com nitidão em apenas 10 países, sendo eles: Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália, segundo o site Eclipse Wise.
Parte da Europa, África e sul da Àsia, também poderão visualizar o fenômeno só que de forma parcial.
O que é um eclipse solar?
O eclipse solar acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, apresentando de acordo com as posições de cada um, diferentes tipos de iluminação. A Lua fica entre o Sol e o planeta, fazendo uma grande sombra na Terra, o que ocasiona em pequenos períodos de falta de luz solar em certos lugares.
Confira os tipos de eclipse solar:
- Eclipse Total: Fica visível em apenas em uma pequena parte, onde os observadores estão no centro da sombra produzida pela Lua. O céu fica escuro como se fosse noite graças ao alinhamento completo da Lua, do Sol e da Terra.
- Eclipse Parcial: O alinhamento não fica perfeito, com a Lua cobrindo apenas uma parte do Sol.
- Eclipse Solar Anular: Acontece quando a Lua está mais distante da Terra, parecendo ter um tamanho menor. Formando um anel de luz em seu arredor.

