Hoje é aniversário do cantor, compositor, violeiro e ator sul-mato-grossense Almir Sater, autor de grandes clássicos da nossa música popular brasileira. E – para celebrar esta data especial – a Novabrasil preparou uma lista com os 10 maiores sucessos do artista e um panorama sobre sua vida e obra.
Almir Sater: uma vida dedicada à música
Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul em 14 de novembro de 1956, Almir Sater é um dos ícones da música caipira no Brasil. Grande estudioso da viola, desde pequeno se dedicou ao instrumento, que aprendeu a tocar sozinho.
Com mais de 40 anos de carreira e quase 20 discos lançados, o estilo de Almir Sater caracteriza-se pelo experimentalismo. Agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas, também com influências das culturas fronteiriças do seu estado, como a música paraguaia e andina, ao mesmo tempo refletindo traços populares e eruditos.
O artista – que traz também em seu trabalho influências estrangeiros como o blues, o rock e o folk – gravou seu primeiro álbum “Estradeiro”, em 1981, com a participação de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Paulo Simões, todos parte da chamada Geração Prata da Casa no início dos anos 80, movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.
Pantanal
Em 1986, junto com o parceiro Paulo Simões, com o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e do fotógrafo Raimundo Alves Filho, Almir Sater iniciou uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros de maneira poética. Esse projeto, batizado de “Comitiva Esperança”, resultou em documentário coproduzido pelo próprio Almir, juntamente com Paulo Simões.
Ali, Almir Sater começou uma relação ainda mais estreita com a região do Pantanal, tendo participado das duas versões da novela “Pantanal”: a original, em 1990, pela Rede Manchete, e o remake, em 2022, pela Rede Globo.
Além de seu trabalho como ator, Almir Sater teve um grande sucesso seu incluído na trilha sonora da novela: “Um Violeiro Toca”, em parceria com seu parceiro constante, Renato Teixeira.
Outra composição de Almir – essa em parceria com Paulo Novaes – que entrou para a trilha de Pantanal e fez muito sucesso na voz de Sérgio Reis foi “Comitiva Esperança”.
Em 1991, protagonizou ao lado de Ingra Liberato, a novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, de Marcos Caruso, pela mesma emissora.
Ainda atuou em “O Rei do Gado”, pela TV Globo, entre 1996 e 1997, onde seu personagem fazia dupla com o personagem de Sérgio Reis, “Pirilampo & Saracura”, tendo gravado, inclusive, músicas na trilha sonora da novela.
Tocando sempre em frente
O principal sucesso de Almir Sater veio cerca de uma década depois do lançamento do seu primeiro disco, com a canção “Tocando em Frente”, parceria com Renato Teixeira, interpretada por Maria Bethânia, em 1990, no disco em que ela comemorava 25 anos de carreira.
Com os discos de inéditas “AR” (2015) e “+AR” (2018), ambos também em parceria com Renato Teixeira, Almir ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras e de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, em 2016 e 2018, respectivamente.
Seu lançamento de inéditas mais recente foi o álbum “Terra dos Sonhos”, em 2024.
10 maiores sucessos
1 – Um Violeiro Toca (parceria com Renato Teixeira, 1990)
2 – Comitiva Esperança (parceria com Paulo Simões, 1990)
3 – A Saudade é Uma Estrada Longa (parcerias com Paulo Simões)
4 – Boiada (parceria com Renato Teixeira)
5 – Cabecinha no Ombro (Paulo Borges, 1996)
6 – Jeito de Mato (Paula Fernandes e Maurício Santini, 2009)
7 – Tocando em Frente (parceria com Renato Teixeira, 1991)
8 – Chalana (Mário Zan e Arlindo Pinto, 1990)
9 – No Rastro da Lua Cheia (parceria com Renato Teixeira, 2006)
10 – D De Destino (parceria com Renato Teixeira e Paulo Simões, 2015)

Lívia Nolla
Lívia Nolla é cantora, apresentadora e pesquisadora musical

