Evento gratuito no Bosque dos Jequitibás vai discutir desigualdade socioambiental e mudanças climáticas
Campinas promove, no dia 3 de junho, o círculo reflexivo “Territórios em Alerta – Reflexões sobre Racismo Ambiental”, que vai debater os impactos das desigualdades socioambientais e da crise climática em populações vulnerabilizadas. O encontro será realizado das 14h às 17h, no Centro de Educação Ambiental do Bosque dos Jequitibás.
A atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2026, promovida pela prefeitura da cidade entre os dias 25 de maio e 5 de junho em diferentes regiões da cidade.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por formulário online (clique aqui).
O evento é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e a Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, com foco em ampliar o debate sobre justiça climática, racismo ambiental e sustentabilidade.
Neste ano, a Semeia terá como tema “Inovação Sustentável e Natureza Agradável – Campinas preparada para o futuro”. A programação busca discutir como os impactos ambientais atingem de forma desigual comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Convidados
O encontro contará com a participação de:
- Maíra Rodrigues da Silva, coordenadora da área de combate ao Racismo Ambiental do Instituto Peregum;
- Elvio Aparecido Motta, superintendente federal do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar de São Paulo.
Serviço
Territórios em Alerta – Reflexões sobre Racismo Ambiental
- Data: 3 de junho de 2026
- Horário: das 14h às 17h
- Local: Centro de Educação Ambiental do Bosque dos Jequitibás
- Inscrições gratuitas por formulário online.

