Durante a visita, Guilherme Derrite conheceu a estrutura do espaço, que têm o objetivo de promover ações de combate ao crime
O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, esteve em Campinas na tarde desta quinta-feira (11), para conhecer o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e o Centro de Inteligência Metropolitano (CIM), localizados na Vila Nova São José. A visita foi acompanhada pelo prefeito Dário Saadi e pelo secretário de Segurança Pública da cidade, Christiano Biggi.
“Esse é um centro que já se tornou referência para todo o Estado. O CIM é inédito, o primeiro de todo o país. A presença do secretário Derrite é muito importante, porque o Centro já funciona de forma integrada, não apenas entre as 20 cidades da Região Metropolitana, mas também em parceria com todas as forças de segurança da região”, disse o prefeito Dário Saadi.
Para Derrite, o CIM é um exemplo de integração entre os 20 municípios da Região Metropolitana e os órgãos estaduais de segurança. “Visitar o Centro de Inteligência Metropolitano foi uma experiência espetacular. Quando todas as forças trabalham de forma coordenada, a população ganha mais proteção”, disse.
Ainda segundo ele, a iniciativa é tão eficaz que deve ser replicada em todo o Brasil. “Nosso adversário é o crime e a união entre as instituições é o caminho para oferecer mais tranquilidade e justiça à sociedade”, completou.
O evento também contou com a presença de prefeitos da região, além do comandante do CPI-2, Leonardo Takahashi, e do diretor do Deinter-2, Fernando Bardi.

Centro de Inteligência em Campinas
O CICC reúne forças de segurança, órgãos fiscalizadores da Prefeitura e a Associação Brasileira de Inteligência (Abin), com o objetivo de captar e centralizar informações sobre o município, facilitando a troca de dados e promovendo respostas mais rápidas no atendimento à população.
Anexo ao CICC, o Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) tem a missão de articular os núcleos de inteligência das Guardas Municipais das 20 cidades da RMC. O objetivo é fortalecer a cooperação regional, viabilizar o compartilhamento de dados estratégicos, definir ações integradas e promover operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.
Operações do Centro de Inteligência
Inaugurado em 12 de maio de 2024, o CIM já coordenou importantes operações regionais em menos de quatro meses de funcionamento, sempre em parceria com as Guardas Municipais da RMC, a Polícia Civil, órgãos fiscalizadores da Prefeitura e instituições como a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
21/5 – Operação contra furto de fios e cabos: fiscalização de 84 estabelecimentos em 20 cidades, apreensão de meia tonelada de fios e cabos, prisão de duas pessoas em flagrante, condução de sete indivíduos ao distrito policial e apreensão de arma e drogas.
5/9 – Operação Autenticidade: combate à comercialização de bebidas falsificadas, descaminho e alimentos vencidos em toda a RMC. Foram fiscalizados 130 estabelecimentos, com 13 pessoas detidas, 48 produtos apreendidos e 13 locais lacrados.
26/8 – Operação Conexão Segura: ação em Campinas, Paulínia e Hortolândia contra receptação de cobre, com apreensão de 57 hastes de alumínio utilizadas em cabos telefônicos e detenção de um suspeito.
Capacitações
Além das operações, o CIM já promoveu capacitações para agentes, como treinamento de repressão ao mercado ilegal de bebidas alcoólicas, em parceria com a Abrabe, e um curso sobre cybersegurança.

