Encontro ocorre dias após ligação entre Lula e Trump, que designou Rubio para liderar tratativas com o governo brasileiro.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne nesta quinta-feira (16) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações sobre o tarifaço norte-americano a produtos brasileiros e as sanções aplicadas por Washington a autoridades do Brasil. A conversa será realizada na capital dos EUA, em meio ao avanço das tratativas entre os dois governos.
O convite partiu de Rubio, após ligação feita ao chanceler brasileiro em 9 de outubro. O telefonema foi resultado direto do contato entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em 6 de outubro, ocasião em que o norte-americano designou oficialmente seu secretário para tratar do tema com representantes do Itamaraty.
“Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação”, disse o presidente Lula nesta quarta-feira (15), durante cerimônia oficial no Palácio do Planalto, ao comentar a reunião entre Vieira e Rubio.
O chefe do Executivo também mencionou a ligação com Trump na última segunda-feira e fez referência à fala do republicano na Assembleia Geral da ONU, quando o norte-americano afirmou ter uma “química excelente” com o presidente brasileiro. “Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, brincou Lula, durante o discurso em evento alusivo ao Dia do Professor.
Próximo encontro entre presidentes
Além da agenda entre chanceleres, é esperado um novo encontro presencial entre Trump e Lula, após o breve contato ocorrido durante a cúpula em Nova York. Ainda não há data oficial divulgada para a reunião.
O Planalto não informou se o resultado da conversa entre Rubio e Vieira será detalhado à imprensa.

